LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS DE GEOGRAFIA: O AUXÍLIO DIDÁTICO DE IMAGENS ENQUANTO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR À LEITURA

ARTIGO PRODUZIDO PARA SER APRESENTADO NO XX EGEORN (ENCONTRO ESTADUAL DE GEOGRAFIA) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

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Reporgeo

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Com o objetivo geral de proporcionar o conhecimento em Escala Local da cidade de Campina Grande-pb,e maximizar o contato e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola, o bolsista Jackson de Figueiredo Ricardo, idealizou um projeto de intervenção que contemplasse, aspectos que despertasse no alunado o prazer em aprender, como Filmagens inéditas, Fotos, Entrevistas, Humor,internet(face book, you tube),Conhecimentos e etc. A disciplina Geografia que está dentro da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN)), com a finalidade de Ampliar os conhecimento dos alunos sobre as questões locais,e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação -TIC’s, e maximizar o uso das mesmas como  TV,Câmeras filmadoras,Rádio e do Computador, na produção de vídeos reportagens, como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem, lança o I ReporGeo,concurso de Reportagens Geográficas da escola.

Com a justicativa de explorar ao máximo as potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC, no seu cotidiano, principalmente com o acesso à rede mundial de computadores,INTERNET, o educandário abre-se para novas relações com o saber, vivenciando a comunicação compartilhada e a troca de informações com outros espaços do conhecimento que possuem os mesmos interesses, com isso as inovações tecnológicas e as inúmeras potencialidades que essas tecnologias podem nos propiciar, certamente são valiosos instrumentos que devem ser cada vez mais utilizado, maximizado e otimizado na área da Educação. Acreditamos assim que a escola deve acompanhar o desenvolvimento da sociedade, tornando-a atraente, e percebendo que a relação entre ambas é algo fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. O projeto visa o uso das TICs, em forma de reportagens, para maximizar o uso das mesmas e com isso tornar o processo ensino-apredizagem, mais dinâmico e atraente e prazeroso. O projeto de intervanção do bolsita tem como ojetivo Geral:

¡   Proporcionar o conhecimento em Escala Local da cidade de Campina Grande-pb, maximizar o contato e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Escola.

E como objetivos específicos:

¡  Possibilitar no alunado o desenvolvimento de habilidades cognitivas para pesquisar, escolher, selecionar informações, criar e desenvolver ideias próprias e particulares utilizando-se de diferentes fontes;

¡  Propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades nos educandos que contribuam para o uso da ciência e tecnologia

¡  Aferir como se dá o emprego das TIC para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem;

¡  Integrar o máximo de tecnologias as práticas de ensino/aprendizagem.

O projeto teve como metodologia as seguintes etapas:

¡  1ª cena: Apresentação do I ReporGeo em sala-3º D; (Figura 2)

¡  2ª cena: Divisão das equipes; Sorteio dos temas das reportagens;

¡  3ª cena: Leitura do Regulamento;

¡  4ª cena: Filmagens, esclarecimentos de dúvidas, Edição das reportagens;

¡  5ª cena:Apresentação das ReporGeo Apreciações/Avaliações das reportagens;Premiações;( Figura 3)

¡  5ª Contagens das visualizações e curtidas;

¡  6ª Prêmio Extra/surpresa.

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          Os resultados obtidos durante a execução do projeto, se obtêm através de pequenas reportagem elaborados pelos alunos.

A baixo segue o Link das reportagens :

Equipe Campeã Juízo News.

http://www.youtube.com/watch?v=i6uAko100qg&feature=youtu.be&a

Segundo Lugar O Elástico

https://www.youtube.com/watch?list=UU3XIowmFyGvQmhnQviQKJmg&v=irwJq1PEhEE

Terceira colocada Jornal Sociedade

https://www.youtube.com/watch?v=-RIYgW77-BI

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LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS DE GEOGRAFIA: O TRABALHO COM IMAGENS E CHARGES ENQUANTO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR À LEITURA

A Geografia no PIBID

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS DE GEOGRAFIA: O TRABALHO COM IMAGENS E CHARGES ENQUANTO ALTERNATIVA COMPLEMENTAR À LEITURA

 

José Márcio Santos SILVA – ID¹

Graduando em Geografia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. E-mail: santoa125@yahoo.com.br

Josandra Araújo Barreto de MELO²

Coordenadora da Área de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB. E-mail: ajosandra@yahoo.com.br.

RESUMO

O problema da leitura e interpretação de textos vem se configurando como um entrave na educação do país, fruto, sobretudo, do não aprimoramento dessas habilidades ainda nos anos iniciais da educação básica. A partir desta constatação, este artigo vem apresentar os resultados de um trabalho que vem sendo desenvolvido na atuação junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, nas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, na Escola Estadual…

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Interpretação dos textos literários

Algumas escritas e interpretações acerca de dois textos literários, trabalhados sob o conteúdo clima árido e semiárido.

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Apresentação De Trabalho no III Seminário Nacional do Ensino Médio

Dos varais das feiras para a sala de aula: Cordel. Ferramenta a serviço do ensino da Geografia 

Senacem – cordel- Alisson Silva Aires

 

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Apresentação de Trabalho no III ENID – UEPB

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O JORNAL/MURAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS INTER-RELAÇÕES COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS DENTRO DAS CIDADES PARAIBANAS: CAMPINA GRANDE-PB E QUEIMADAS-PB

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Afro-Brasileiros e o Cumprimento da Lei 10.639/ 03

Art. 1o A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescida dos seguintes arts. 26-A79-A e 79-B

“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e políticas pertinentes à História do Brasil.

§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileira.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de janeiro de 2003; 182o da Independência e 115o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque

Este texto não substitui o publicado no D.O.U. de 10.1.2003

Acessível em: http://p:resrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/98883/lei-10639-03

Nesta perspectiva foi realizada nas turmas acompanhadas pelo Pibid uma série de atividades referente aos temas Afro-brasileiros e Historiografia da África: Entre elas:

Visita ao Museu de Arte Assis Chateaubriand (MACC). Localizado na Rua João Lélis, Nº 581 no Bairro do Catolé em Campina Grande. Onde foi observado:

A exposição: NOS CAMINHOS AFRO

Fotografias de: Pierre Fatumbi Verger

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O filme: OLHARES NÔMADES. Produzido pela Fundação Pierre Verge. Que retrata o cotidiano dos Afro-brasileiros, principalmente do estado Baiano. Assim como expõem paralelamente fotografias de práticas culturais do Brasil e do continente africano que se assemelham.

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Em aulas subsequentes utilizou outros materiais para tratar do tema a exemplo do texto COR DE PELE de autoria de Francisco B. Silva Junior. E do texto Introdutório do capitulo I do livro A África Está Em Nos: Historia E Cultura Afro-Brasileira de Roberto Benjamin da Editora Grafset.

Texto Cor da Pele:

Cor da Pele

Outra atividade realizada foi o debate sobre frases emblemáticas e a construção de cartazes pelas turmas:

Frases:

Frases

Construção de Cartazes:

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O uso dos recursos didáticos como pressupostos para a compreensão da Geopolítica e globalização na identidade do espaço vivido e global.

Este Projeto de intervenção tem como objeto desenvolver mediante os recursos didáticos, a compreensão dos alunos no que diz respeito ao tema Geopolítica, globalização e identidade do espaço vivido e global. Identificar no contexto teórico a geopolítica, globalização e identidade, podendo assim, interpretar as diversas situações/problemas vivenciadas dentro e fora do ambiente escolar.  Relacionar teoria e pratica através do uso dos recursos didáticos e metodológicos na Geopolítica. Promover um exercício de leitura e interpretação através da musica e da pintura. Registrar os conhecimentos adquiridos mediante a visualização de vídeo, a percepção através da musica e da pintura. Realização de uma “Oficina” sobre geografia e a música. As musicas a serem trabalhadas são Parabolicamará – Gilberto Gil e Paraíba Joia Rara – Ton Oliveira. Onde iremos fazer uma interpretação das letras das musicas e também responder algumas questões relacionada a musica Parabolicamará.

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Diagnóstico do 3º Ano B: Implicações pré e pós PIBID na sala de aula

 O diagnóstico da turma tem como objetivo fazer uma análise previa dos conhecimentos geográficos dos alunos no inicio no ano letivo, por conseguinte ao final das atividades do PIBID em sala de aula houve aplicação de novos questionários para a realização de análise da participação do PIBID em sala de aula, no tocante análise dos questionários foi realizada em gráficos através do programa Excel para as questões quantitativas, já para as questões qualitativas foram realizadas uma analise geral das respostas mais comuns entre os alunos, estes procedimentos possibilitaram uma melhor referencia do que poderia ser trabalhado com os alunos. Visualizar arquivo  no link abaixo.

Diagnósticos 3º B

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