AULA DE CAMPO: No Centro Histórico de Campina Grande.

Ler as paisagens no mundo é um dos papéis da Geografia, no qual a partir de um olhar crítico, percebem-se as modificações exercidas pela humanidade no espaço geográfico. Neste contexto uma ferramenta importante é a aula de campo, pois está nos fornece a oportunidade de aprender a ciência geográfica mediante a observação in loco. Assim a seguir observa-se um relato de experiência de alunos do 1° e 3° ano médio do curso de Eventos da Escola Normal Pe. Emídio Viana, em Campina Grande-PB. Tendo como objetivo principal identificar e avaliar a evolução histórica da paisagem central da cidade de Campina Grande-PB, no sentido de apreender sobre as modificações exercidas pela humanidade nos últimos séculos.

Para a execução da aula de campo, foi necessário o planejamento prévio do percurso. Sendo este realizado no centro da cidade, pela professora titular, juntamente com os bolsistas do PIBID/UEPB e colaboração do professor Antônio Albuquerque. Logo as aulas foram realizadas nos dias 25 de Março e 17 de Abril do corrente ano de 2013. O alunado registrou em fotografias: ruas, casarões, praças, comércios entre outros espaços. Em aulas subsequentes, houve a apresentação das fotografias, no qual revelou as transformações ocorridas na cidade. Mediante o exposto os alunos poderão transmitir os conhecimentos para alguns colegas que não participaram da aula de campo.

As aulas de campo possibilitou ao alunado a percepção da realidade e dos conteúdos geográficos através do “desaceleramento” do olhar. Identificando assim alguns aspectos do processo de crescimento urbano e da dinâmica econômica na área central de Campina Grande – PB. Deste modo observado nas figuras:

DSCN3520 Apresentação de um vídeo referente à Rodoviária Velha.

DSCN3512

Apresentação de fotografias retiradas em Aula de Campo e de Blogs.

Foi de fundamental importância à aula de campo no Centro da cidade de Campina Grande, onde foi possível relacionar a teoria com a prática. Pois só assim o alunado passa a conhecer melhor a historiografia da cidade, através das modificações e permanências na paisagem. Outro fato a se comentar foi à importância da parceria do Ensino Superior com o Básico, a qual proporcionou esta aula interessante e prazerosa. Portanto este estudo foi significativo para os alunos do curso de eventos, em virtude do conhecimento adquirido no qual deve ser aplicado na atuação profissional futura.

Roteiro da aula de Campo :

Roteiro

Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: