Escola Polivalente

MAIS UMA AULA DE CAMPO:  Museu Vivo da Ciência e da Tecnologia !

Os alunos do 1º e 2º ano da Escola Polivalente visitaram o Museu Vivo da Ciência e da Tecnologia – Campina Grande/PB, que possui grande acervo de exposições relacionado a diversos assuntos das ciências e tecnologias (inclusive a Geografia), com apresentação de experimentos lúdicos e educativos (como o simulador de terremoto), sala de meio ambiente e reciclagem, fontes de energia entre outras temáticas com questões relacionadas a elementos do dia a dia das pessoas.

A visita foi bastante construtiva, uma vez que os alunos participaram de diversas atividades que deram aplicabilidade a diversos conteúdos apreendidos em sala de aula,  de modo bastante interativo e divertido.

______________________________________________________________________________________________

AULA DE CAMPO AESA: 

Na abordagem referente ao conteúdo sobre a Região Nordeste, realizou-se uma visita à Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), onde os alunos puderam conhecer o espaço, como é desenvolvido o trabalho desse órgão e relacionar com a temática trabalhada em sala de aula, aprendendo mais a respeito dos aspectos climáticos do Nordeste, em especial o Estado da Paraíba. Logo a aula de campo exerceu maior interação e aplicabilidade entre o conteúdo estudado e a vivência do estudante.

_______________________________________________________________________________________________

AULA:  Amazônia 

A turma do 2º ano “C” da Escola Polivalente realizou um debate  refente a uma vídeo-aula sobre Amazônia. Na discussão cada aluno expôs para turma o que havia achado mais interessante no vídeo, promovendo uma análise de ideias com diferentes pontos de vista.

_________________________________________________________________________________________________

Aula utilizando a música Triste Partida


Na abordagem do assunto paisagem, lugar e região, utilizou-se o livro didático e, como um recurso adicional, a música/poema “A triste Partida”, de Patativa do Assaré. Tal obra literária descreve características da paisagem nordestina, ilustra o processo de migração do nordestino para o Sudeste, mostra as relações afetivas de pertencimentos do indivíduo com seu lugar e aborda os aspectos socioeconômicos e naturais de duas regiões brasileiras (Nordeste e Sudeste).

Dessa forma, a utilização da literatura é um recurso viável que contribuiu para a melhoria da qualidade das aulas da disciplina de Geografia, pois se verifica que a mesma desempenha o papel de facilitar e ampliar o aprendizado. Os resultados foram positivos, visto que a obra literária é nordestina, gerando nos discentes maior identificação com a temática e promovendo maior participação da turma na discussão do conteúdo.

____________________________________________________________________________________________________

Aula no Laboratório de Informática

A utilização de novas tecnologias na educação tem representado grandes avanços no processo ensino- aprendizagem. Nesse sentido, para que fosse complementado o trabalho com as categorias geográficas a equipe PIBID propôs uma aula diferenciada, na qual os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Polivalente buscaram perceber as categorias espaço, paisagem e lugar através de um mapa digital traçado por eles com o auxílio do aplicativo Google Maps e sob nossa orientação e da Professora regente Ana Bandeira. Os resultados foram positivos, os discentes se envolveram com a aula apontando as transformações ocorridas em seu espaço de vivência, desse modo a discussão foi bem mais descontraída e interessante!!!

_____________________________________________________________________________________________________

Diagnóstico de Caracterização escolar:

Diagnóstico da Escola Polivalente

______________________________________________________________________________________________________

Slides utilizados para apresentação do diagnóstico da Escola:

_____________________________________________________________________________________________________

Projetos educacionais em realização na E.E.E.F.M. Senador Argemiro de Figueiredo – POLIVALENTE

PROJETO_INTERVENÇÃO-_POLIVALENTE

Clique para baixar o arquivo!

_____________________________________________________________________________________________________

Planejamento de aulas e estratégias didáticas pelos bolsistas PIBID da E.E.E.F.M. Senador Argemiro de Figueiredo – POLIVALENTE

Plano de aula – 1 

Plano de aula – 2

Plano de aula – 3

Plano de aula – 4

______________________________________________________________________________________________________

A realização de aulas de campo foi uma das principais solicitações dos alunos da Escola Polivalente de Campina Grande, assim foi realizada uma visita ao Instituto Nacional do Semiárido (INSA) no sentido de uma aula diferenciada abordando, todavia, um assunto já discutido em sala de aula. Desse modo, buscou-se a relação entre teoria e prática, associando o conteúdo “Domínios Morfoclimáticos” especialmente o Domínio da Caatinga mais próximo a realidade dos alunos. Essa aula ocorreu dia 18 de outubro, e dela decorreu a produção de um relato pelos alunos, e a produção de um pequeno filme pela equipe PIBID atuante na turma da tarde.

Assistam:

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: