Escola PREMEN

 

________________________________________________________________________________________________

Diversos olhares sobre as áreas de ocupação irregular na cidade de Campina Grande – PB 

A partir das discussões que hoje permeiam as diversas escalas, no tocante as áreas de risco e os cenários vulneráveis, não só na cidade de Campina Grande-PB como também em outras áreas do Brasil e do mundo, pensando no âmbito da Geografia Urbana visou-se analisar como a intervenção acentuada do homem sobre a superfície terrestre, pode gerar tragédias que causam prejuízos tanto do ponto de vista material e social quanto simbólico, em diversas classes sociais, evidenciando no entanto, quão tais impactos são recebidos de forma diferentes de acordo com tais aspectos. Sendo assim inicialmente necessitou-se diante dos alunos refletir a partir da Lei 6.766 que regula o Parcelamento do Solo Urbano, como áreas que são consideradas irregulares pela legislação, acabam sendo ocupadas e regularizadas pelas mesma, fazendo com que os alunos percebam as multifaces das áreas de ocupações irregulares na cidade, provocando a partir daí, o registro através de pinturas que retratam o olhar sobre a paisagem que vivem no tocante áreas de ocupação irregular em diferentes ângulos tanto do ponto de vista de uma escala local, para uma ampliação de demais escalas.

Fotos Zenis PIBIDFotos Zenis PIBID1

Mural com pinturas retratando as áreas de ocupação irregular.
Mural com pinturas retratando as áreas de ocupação irregular.

________________________________________________________________________________________________

Geopolítica e Violência: Uma proposta de discussão  

A geopolítica engloba múltiplas escalas, bem como várias esferas, e por conseguinte intera os poderes e ações tanto em âmbito de contexto político partindo de uma escala local, nacional e até mesmo internacional, sendo assim todos os poderes interligados gerando questões relacionadas ao poder exercido sobre o outro de diversas formas. Neste contexto duas variáveis principais são relacionadas o poder e a violência, para tal discussão tem-se em (ARENDT, apud SOUZA, 2008)  a necessidade de analisar estes dois elementos mutuamente excludentes pois se o poder existe a violência não precisa existir, no entanto na ausência do primeiro, o segundo aparece para tentar (re)estabelecer o poder. Neste contexto se procurou trabalhar na escola em particular com o 3º G os aspectos que relacionam a violência e o poder, que vão desde do lar, a escola e por muitas vezes transpõem o muro da mesma provocando um sentimento de terror e medo na sociedade. A atividade desenvolvida pelos alunos, proposta pelas bolsistas do PIBID, consistia na elaboração/produção de um telejornal abordando o tema violência.

Simulação de telejornal com reportagens sobre violência conta as mulheres
Simulação de telejornal com reportagens sobre violência contra a mulher

Na turma do 3ª ano foi abordado e discutido várias vezes pelos alunos o tema violência, alguns relatos de experiências dos alunos foram discutidos no decorrer de alguns debates em sala de aula, visto que se faz uma inter-relação entre a ideia de geopolítica e a problemática violência buscando identificar os diferentes fenômenos, causas ou influências. Os alunos também produziram um jornal escrito.

Jornal do 3G -premem

Jornal do 3G -premem 3 pg

Jornal do 3G -premem 2 pg

Jornal do 3G -4 parte

Jornal do 3G -3 parte

Jornal do 3G -2

Jornal do 3 G

Jornais produzidos pelos alunos do PREMEN

________________________________________________________________________________________________

COMÉRCIO E SERVIÇOS: Aula e Atividade desenvolvidas na turma do 3º ano “E” da escola PREMEN

O projeto teve como objetivo identificar no espaço de vivencia as tipologias existentes e discutir a representatividade dessas atividades no lugar. Para isso foi feito questionários indagando os alunos a “conhecer” a rua e até mesmo o bairro em que mora. A sala foi dividida em equipes, onde cada membro ficou responsável em fazer um esboço do lugar onde vive durante o dia e a noite, comparando-o um horário com o outro através de slides, mostrando as diferenças existentes em um mesmo espaço. O resultado foi satisfatório, pois as equipes se empenharam e teve uma que opinou em fazer um vídeo.

Atividades alunos do 3º ano E

Atividade no 3º ano E

________________________________________________________________________________________________

PLANEJAMENTO DE AULA E ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PROPOSTA PELA BOLSISTA PIBID:

Plano de aula (Urbanização) – Plano de Aula em pdf

Slides para aula sobre Urbanização, com estratégias e recursos sugeridos pela bolsista PIBID

___________________________________________________________________________________________________

“A URBANIZAÇÃO DA CIDADE NA MINHA PERCEPÇÃO”:

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 3° ANO “C” DA ESCOLA PREMEN

Atualmente as tecnologias para o registro fotográfico, tais como celulares com câmera integrada e câmeras digitais, estão cada vez mais presentes no cotidiano da maioria dos alunos. A pergunta é: Porque não usar este recurso nas atividades escolares? Pensando neste questionamento, surgiu a ideia de trabalha com fotografia.

Após o conteúdo sobre urbanização brasileira, a turma foi divida em grupos e cada grupo sorteou um bairro diferente, a tarefa era procurar fotos antigas do bairro e fotografar o bairro atualmente. Com este material em mãos os alunos deveriam comparar as mudanças que ocorreram no espaço urbano no decorrer dos anos, identificar como ocorreu o processo de urbanização daquele local e ressaltar os pontos positivo e negativos do processo de urbanização ocorrido. Após está etapa deveriam preparar uma apresentação para os colegas, o professor e a bolsista do PIBID. Os resultados foram excelentes, pois os alunos se empenharam em procurar informações sobre os bairros para entender o processo de urbanização e as mudanças ocorridas, assimilando o conteúdo com mais facilidade a aplicabilidade prática.

Atividade usando Fotografia

Atividade usando Fotografia

______________________________________________________________________________________________________

GEOPOLÍTICA E VIOLÊNCIA

Assistam o vídeo produzido pelo grupo PIBID da Escola Premen sobre Geopolítica e Violência:

http://www.youtube.com/watch?v=3Qzv4dyv6-s

_______________________________________________________________________________________________________

CARTAZES PEDAGÓGICOS A PARTIR DO PROJETO “CARTOGRAFIA E GEOPOLÍTICA” 

Mapas da cidade de Campina Grande - PB (bairros) produzidos pelos alunos do PREMEN.

Mapas da cidade de Campina Grande – PB (bairros) produzidos pelos alunos do PREMEN.

____________________________________________________________________________________________________________

CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: “CARTOGRAFIA E GEOPOLÍTICA DE CAMPINA GRANDE/PB”:

Construção de mapas pelos alunos.

Construção de mapas pelos alunos.

Downloads1 Downloads2

_____________________________________________________________________________________________________________

PROJETOS EDUCACIONAIS REALIZADOS NA E.E.E.M. DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO – PREMEN EM 2012:

PROJETO_INTERVENÇÃO_PREMEN

Clique para baixar o arquivo!

______________________________________________________________________________________________________________

PLANEJAMENTO DE AULAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PELOS BOLSISTAS PIBID:

Plano de aula1

Plano de aula2

Plano de aula3

_______________________________________________________________________________________________________________

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA: Conhecendo o PREMEN

______________________________________________________________________________________________________________

O GRAFFITI NA SALA DE AULA

O graffiti incorporou o espaço de aprendizagem da escola PREMEN (de Campina Grande – Pb), integrando o projeto ‘geopolítica’. Este tipo de arte humaniza e transforma o espaço urbano por meio dum diálogo com o meio social. O grafiteiro e futuro professor de Geografia Jed, 23,  que ministrou a oficina na escola. Foi feito neste contexto uma fala sobre o grafite no geral e um debate com os alunos onde se conduziram questionamentos, e discussões. Por fim o grafiteiro montou um painel e produziu um grafite para a turma.

Para saber mais sobre ele, suas obras e projetos para Campina Grande acesse https://www.facebook.com/claudenor.junior.3

Grafiteiro Jed, de Campina Grande, ministrando uma oficina na Escola Premen.
Grafiteiro Jed, de Campina Grande, ministrando uma oficina na Escola Premen.

Após a oficina realizada por Jed, as bolsistas junto ao professor supervisor, e a turma montaram um painel, onde para tal montagem utilizamos papel para desenho e sprays de cores variadas. Os alunos por sua vez grafitaram uma mensagem que representava a união da turma.

zenis grafite

grafite

Saiba mais sobre o graffiti: http://www.outraspalavras.net/2010/09/11/graffiti-arte-de-rua-poesia-protesto/

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: